5º RETIRO DE FINAL DE SEMANA DE MINDFULNESS – 31 DE MAIO, 1 E 2 DE JUNHO

O retiro internacional de Mindfulness em movimento será uma oportunidade única de praticar mindfulness caminhando ao longo de um dos mais belos trechos do mais importante caminho de peregrinação, o Caminho de Santiago de Compostela.  Faremos o trecho que vai do vilarejo conhecido como Cebreiro até a cidade de Santiago de Compostela. Este trecho tem 160km e o faremos em 8 dias, saindo dia 26 de Setembro (o retiro começa dia 25, onde o grupo sera recebido no vilarejo Cebreiro) e chegando dia 03 de Outubro (porém dormiremos em Santiago, encerrando o retiro apenas no dia 04), o que dá uma média de 20 km por dia. Esta distância diária de caminhada relativamente suave será ideal para a proposta que é de caminhar com atenção plena nas sensações do corpo, nos sentidos como o tato, a visão ao apreciar as paisagens, a audição ouvindo os sons da natureza e dos lugarejos que passaremos e claro, o olfato e o paladar, degustando da deliciosa alimentação local com queijos, presuntos, pães, e legumes frescos, além dos bons vinhos de cada região.

Durante o percurso, o grupo vai caminhar com instruções de práticas para serem feitas ao caminhar, baseadas nos livros:“Caminhando em sabedoria”do Tarchin Hearn, “Meditação andando”do Thich Nhat Hanh e “Mindfulness in motion”de Tamara Russell.

E além das práticas de atenção plena que serão feitas durante a caminhada, também faremos práticas estando sentados e deitados nas pousadas e nos pontos de descanso ao longo do percurso, além da prática da alimentação consciente nas refeições. Manteremos o nobre silêncio durante a maior parte do dia (durante o período da caminhada) pra intensificar os efeitos da atenção e diminuir a distração, mas teremos também momentos de descontração e socialização do grupo brindando uma taça de vinho e falando sobre os desafios e insights que tivemos ao longo do dia quando estivermos jantando e em alguns outros momentos especiais.

É importante que quem quiser participar deste retiro entenda que é necessário uma preparação mínima para conseguir andar estes 160Km em 8  dias, ou seja, é preciso ter um razoável condicionamento físico e muscular e também dispor de roupas, mochila e calçado adequados para que a viajem seja o mais proveitosa passível sem maiores complicações. Aos interessados podemos dar todas as orientações sobre os equipamentos, a logística para chegar ao Cebreiro e voltar de Santiago de Compostela e pré-requisitos para que possam se decidir a entrar nesta aventura de mindfulness.

Haverá também um programa opcional no dia 04 de Outubro que será um passeio de ônibus ao cabo de Finisterra, que é o ponto mais ao oeste da Europa e também conhecido como a última etapa do cominho de Santiago. Porém este passeio é à parte pois não está incluso no retiro.

Instrutores: Bernardo Coelho e Patrícia Coelho.
Dias: 31 de Maio, 1 e 2 de Junho.
Horário: das 19h de Sexta feira às 17h do Domingo.
Local: Sítio Sertãozinho, Moeda (50 minutos de Belo Horizonte).
Valores: R$ 990,00 quarto compartilhado (2 ou 3 pessoas) ou R$ 1290,00 quarto individual
Inscrições-WhatsApp: (31) 98866-8002

Inscreva-se pelo Whatsapp!

Comentários estão fechados.