Novidades

20
set

Por que a Google investe em mindfulness?

Você acha contraditório unir produtividade e lucro com bem estar? O Google orgulha-se de ser socialmente consciente, oferecendo aos empregados substanciais benefícios e vantagens, incluindo mais de uma dúzia de cursos de mindfulness. O mais popular, “Search Inside Yourself”, oferecido desde 2007, tem milhares de alunos. A empresa acredita que estes programas de mindfulness ensinam inteligência emocional, o que ajuda as pessoas a compreenderem melhor as motivações dos seus colegas. Também aumentam a resistência ao stress e a concentração mental. Os participantes do programa “Search Inside Yourself” afirmam sentir-se mais calmos, mais pacientes e mais capazes de escutarem. Dizem ainda que o programa os ajudou a lidarem melhor com o stress e a apaziguarem as emoções.

Quando foi a última vez que se sentou tranquilamente à sua mesa e não fez mais nada além de estar presente? Como reagiria se visse um colega, empregado ou gestor fazendo isso? Incentivar os empregados a abrandarem e a concentrarem-se no presente pode parecer contraditório com a cultura corporativa da velocidade e da concretização de objetivos. Porém, no ambiente de trabalho excessivamente acelerado dos dias de hoje, os praticantes de mindfulness reconhecem a importância de recarregar baterias para obter mais produtividade. As pesquisas estão persuadindo muitos gestores de que investirem em reflexão, abertura e atenção terá um impacto positivo nos empregados e nos lucros.
Enquanto estratégia de liderança, o mindfulness ajuda as pessoas a serem mais eficazes, dirigindo a sua atenção para a tarefa mais pertinente. Desprogramar a tendência à multitarefa e concentrar-se total e intencionalmente resulta em interações e decisões de mais qualidade. As pessoas que tomam decisões com mindfulness dedicam tempo a considerar todas as suas opções e, por isso, as suas decisões são mais informadas, mais verdadeiras e baseadas.
Os gestores que modelam e promovem práticas mindful com as suas equipes criam um ambiente engajado muito mais facilmente. Várias organizações conhecidas e respeitadas reconhecem há muito os benefícios do mindfulness. Eis alguns exemplos específicos dos programas que estas empresas esclarecidas estão a implementar: Enquanto estratégia de liderança, o mindfulness ajuda as pessoas a serem mais eficazes, dirigindo a sua atenção para a tarefa mais pertinente.