WhatsApp

O QUE É

MINDFULNESS

Mindfulness ou Atenção Plena é um estado de atenção ao momento presente que nos permite viver com muito mais presença e prazer e muito menos ansiedade e estresse. É uma verdadeira reconexão com o fluxo da vida.

Reproduzir vídeo

O termo Mindfulness é milenar e tem origem no budismo, mas o modelo que hoje se conhece como um programa de mindfulness é laico (sem vínculo religioso), altamente embasado em estudos científicos e foi desenvolvido pelo norte-americano Jon Kabat-Zinn por meio de práticas simples de meditação e demais técnicas de treinamento da atenção e de consciência.

Muito mais do que um modismo, Mindfulness tem sido considerada uma verdadeira revolução como uma técnica que traz bem estar e saúde para seus praticantes, sendo amplamente recomendada por médicos das mais variadas atuações e sendo utilizado oficialmente pelo sistema público de saúde da Inglaterra, além de já estar presente também em escolas, empresas, associações e presídios em todo o mundo.

MELHORIA DO SISTEMA IMUNOLÓGICO

Com a diminuição do cortisol e demais mudanças positivas que se tem ao diminuir o estresse, todo o organismo se auto regula e pode então criar um sistema imunológico eficaz.

AUMENTA A RECEPTIVIDADE E CONSCIÊNCIA

Aumenta a receptividade e consciência plena perante as experiências, assim como redução de padrões emocionais e mentais negativos perante os desafios da vida quotidiana.

REDUÇÃO DO STRESS, DEPRESSÃO E ANSIEDADE

São os principais e mais notórios ganhos da prática de mindfulness.

MELHORA AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Melhora as relações interpessoais reduzindo a reatividade e o julgamento e fomentando a assertividade, a generosidade e vínculos saudáveis.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO MINDFULNESS

A prática de mindfulness baseia-se no cultivo intencional da atenção na experiência do momento presente. Este foco no momento presente envolve uma atitude interna de não julgamento e crítica da experiência presente e aceitação para receber a experiência tal e qual ela é.