Retiro Internacional Mindfulness em Movimento

Retiros Internacional 
MINDFULNESS EM MOVIMENTO

O retiro internacional de Mindfulness em movimento será uma oportunidade única de praticar mindfulness e compaixão caminhando ao longo de um dos mais belos trechos do mais importante caminho de peregrinação, o Caminho de Santiago de Compostela.  Faremos caminhando, o trecho que vai do vilarejo conhecido como O Cebreiro até a cidade de Santiago de Compostela.

Este trecho tem 160km e o faremos em 8 dias, saindo dia 26 de Setembro (o retiro começa dia 25, quando o grupo será recebido no vilarejo Cebreiro) e chegando em Santiago de Compostela dia 03 de Outubro (porém dormiremos em Santiago, encerrando o retiro apenas no dia 04), o que dá uma média de 20 km por dia de caminhada.

Esta distância diária de caminhada de dificuldade média, será ideal para a proposta que é de caminhar com atenção  nos sentidos como o tato com todas as sensações do corpo ao caminhar, a visão ao apreciar as paisagens, a audição ouvindo os sons da natureza e dos lugarejos que passaremos e claro, o olfato e o paladar, degustando da pitoresca alimentação local com queijos, presuntos, pães, e legumes frescos, além dos bons vinhos de cada região.

Durante o percurso, o grupo vai caminhar com instruções de práticas para serem feitas ao caminhar, baseadas nos livros:“Caminhando em sabedoria”do Tarchin Hearn, “Meditação andando”do Thich Nhat Hanh e “Mindfulness in motion” de Tamara Russell.

E além das práticas de atenção plena que serão feitas durante a caminhada, também faremos práticas estando sentados e deitados nos albergues e nos pontos de descanso ao longo do percurso, além da prática da alimentação consciente nas refeições e das práticas de compaixão e autocompaixão, que tem uma relação direto como o propósito da peregrinação, que é de abrir nossos corações.

Manteremos o nobre silêncio durante a maior parte do dia (durante o período da caminhada) pra intensificar os efeitos da atenção e diminuir a distração, mas teremos também momentos de descontração e socialização do grupo brindando uma taça de vinho e falando sobre os desafios e insights que tivemos ao longo de cada dia quando estivermos jantando e em alguns outros momentos pontuais.

É importante que quem quiser participar deste retiro entenda que é necessário uma preparação mínima para conseguir andar estes 160Km em 8  dias, ou seja, é preciso ter um razoável condicionamento físico e muscular e também dispor de roupas, mochila e calçado adequados para que a viagem seja o mais proveitosa passível sem maiores complicações. Aos interessados podemos dar todas as orientações sobre os equipamentos, a logística para chegar ao Cebreiro e voltar de Santiago de Compostela e pré-requisitos para que possam se decidir a entrar nesta aventura mindful.

Haverá também um programa opcional no dia 04 de Outubro que será um passeio de ônibus ao cabo de Finisterra, que é o ponto mais ao oeste da Europa e também conhecido como a última etapa do cominho de Santiago. Porém este passeio é à parte pois não está incluso no retiro.

É muito importante que você saiba alguns pontos sobre este retiro:

-Este é um projeto sem fins de ganho financeiro. O valor pago pelos participantes será para cobrir os gastos com hospedagem, além dos gastos da produção e dos valores como passagem e demais gastos que possibilitem os instrutores ministrar este retiro. Fazemos isto porque acreditamos que seja uma vivência extraordinariamente rica para os participantes e também para nós mesmos. Portanto, o valor que cobramos cobre apenas o retiro (a metodologia e a estrutura com que conduziremos este trabalho), além das hospedagens ao longo do percurso. O valor não cobre passagens aéreas ou terrestres, equipamentos, alimentação, seguro de saúde ou qualquer outro gasto que fica a cardo do próprio participante.

-Temos um número bem restrito de vagas, logo, faremos uma seleção por meio da análise de uma carta de intensões, seguida de uma entrevista por Skype ou Zoon para que possamos conhecer os candidatos e alinhar e esclarecer pontos importantes sobre o retiro.

– As hospedagens são feitas em albergues, em quartos coletivos, normalmente em beliches pois esta é a maneira mais tradicional com que os peregrinos usam para dormir no caminho de Compostela, além de proporcionar a experiência do compartilhamento com o grupo, o despojamento de padrões de aversão ou apego e a sensação de coletividade e de se conectar com a humanidade compartilhada, ao invés do isolamento. Procuramos reservar quartos exclusivamente para o nosso grupo, o que proporciona mais conforto e segurança, mas eventualmente teremos a companhia de outros peregrinos nos nosso quartos também.

-Daremos grande preferência para candidatos que já praticam mindfulness no dia-a-dia para que possam aprofundar na experiência do retiro. Portanto, caso você ainda não tenha participado de algum programa, se inscreva o quanto antes para dar tempo de participar deste retiro.

-É muito importante que o participante esteja disposto a estar em silêncio em quase todo o período do retiro, especialmente durante o dia, quando estaremos caminhando e também durante uma das noites, no meio do retiro, onde iremos mergulha no silencio de um dia para o outro.

-É fundamental que o participante confie nos instrutores e esteja disposto a seguir as instruções das práticas e demais orientações práticas sobre a viagem. É importante que ele vá com um espírito de abertura, colaboração e gentileza para com o grupo e com os instrutores.

-Este retiro é antes de tudo, de fato um retiro! Se sua motivação de participar é eminentemente turística ou apenas de peregrinar para Santiago de Compostela, nossa sincera sugestão é que procure uma agência de turismo ou grupos de peregrinos que ajudam a orientar quem deseja participara da peregrinação, que é por si só, uma experiência fantástica! É importante ter clareza disto para evitar falsas expectativas e frustrações desnecessárias. Mas claro, apesar de ser um retiro, temos momentos deliciosos de socialização e interação no fim da tarde e noite, além de poder ser extremamente prazeroso caminhar em silêncio com consciência plena para quem realmente quer aprofundar no autoconhecimento e que tenha a intenção clara e sincera de viver o retiro ao longo desta jornada!

-O gasto médio com alimentação por dia é de 20 a 25 Euros e o custo médio de todo o retiro, incluindo o valor do retiro, as passagens saindo do Brasil, materiais e roupas especiais, alimentação e seguro de saúde (que é obrigatório) oscila em torno de R$8.500,00

Quem vai ministrar o retiro:

O Retiro Internacional Mindfulness em Movimento é uma criação do Instituto Mindfulness e Cia e que nesta segunda edição tem a alegria de convidar como parceiro o Centro Paulista de Mindfulness representado pela querida amiga e renomada instrutora de mindfulness, Viviam Vargas de Barros.

Bernardo Coelho atua há quinze anos como psicólogo clínico. Já trabalhou conduzindo grupos terapêuticos em importantes centros quando morou na França. Atua também como instrutor certificado de yoga e meditação há dez anos, tendo morado na Índia onde estudou na Banaras Hindu University (Varanasi). É instrutor Sênior de mindfulness certificado pelo Mindfulness Trainings International (MTI) sob a orientação direta do Lama neozelandês Jangchub Reid. Estudou Mindful Self-Compassion no Centrun Voor Mindfulness em Amsterdã com Kristin Neff, PhD e Christopher Germer, PhD e fez a formação em MSC na Espanha, sendo autorizado a ministrar este programa. Formou se na Suíça como instrutor certificado do programa Cultivating Emotional Balance, tendo estudado diretamente com Alan Wallace. Treinado como Advanced Teacher in mindfulness  MBSR) pela Escola de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD). Treinado como instrutor de mindfulness (MBCT) pela universidade de Oxford. Membro da ABRAMIND.

Patricia Coelho é especialista em nutrição funcional e fitoterapia, há 12 anos vem ajudando pessoas a se reequilibrarem por meio da alimentação, considerando a individualidade bioquímica de cada um. É instrutora certificada de Mindful Eating formada na Bélgica diretamente por Jan Chozen Bays (EUA), uma das maiores especialistas mundiais neste segmento de mindfulness. Instrutora de mindfulness Certificada pelo mindfulness Trainings International, sendo treinada diretamente pelo lama neozelandez Jangchub Reid.

Viviam Vargas de Barros é Sócia-fundadora do Centro Paulista de Mindfulness onde oferece programas de mindfulness para qualidade de vida e manejo de ansiedade, workshops, palestras e formação profissional. Psicóloga, mestre em psicologia, doutora em Ciências pelo departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo onde atualmente é pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisa em Saúde e Uso de Substâncias (NEPSIS) e membro fundadora do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Prevenção de Recaídas Baseado em Mindfulness (MBRP Brasil). Possui certificação em Mindfulness-Based Relapse Prevention  (MBRP) pela Universidade da Califórnia, Escola de Medicina de San Diego, Treinamento Avançado para Professores em MBRP pelo Centre for Addiction Treatment Studies – Warminster – Inglaterra. Em Formação no programa Compassion Cultivation Training – CCT pela Universidade de Stanford e Instituto Nirakara (Espanha) e no Programa Mindfulness-Based Cognitive Therapy.

Informações e Inscrições:

Se você se interessou por este retiro e gostaria de estar conosco, por favor, mande uma mensagem para a Patrícia Coelho no whatsapp (31) 9 8883-4072 para tirar dúvidas, enviar sua carta de intenção explicando o motivo pelo qual você tem interesse em participara deste retiro e para agendar uma entrevista online para podermos nos conhecer melhor!

Se quiser já pesquisar as passagens aéreas, uma sugestão seria um vôo que chegue em Madrid até a noite do dia 24 de Setembro (pegaremos um ônibus em Madrid dia 25 às 10h da manha para ir para o Cebreiro e que saia de lá (de Madrid) à partir do dia 4 de Outubro à noite,
Naturalmente muitas pessos preferem chegar antes ou voltar depois para passear, e estas logisticas ficam a cargo de cada participante. Quem quiser fazer o passeio para Finisterra no dia 4 de Outubro, sugerimos que planeje comprar a passagem de volta para à partir do dia 5 de Outubro à noite.